Maneiras naturais de reduzir seus níveis de colesterol

O colesterol é produzido no fígado e tem muitas funções importantes. Por exemplo, ajuda a manter as paredes das células flexíveis e é necessário para produzir vários hormônios.

No entanto, como qualquer coisa no corpo, muito colesterol ou colesterol nos lugares errados cria problemas.

Como a gordura, o colesterol não se dissolve na água. Em vez disso, seu transporte no corpo depende de moléculas chamadas lipoproteínas, que carregam colesterol, gordura e vitaminas lipossolúveis no sangue. Leia aqui como conseguir controlar o colesterol rapidamente.

Diferentes tipos de lipoproteínas têm diferentes efeitos na saúde. Por exemplo, altos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) resultam em depósitos de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar a artérias entupidas, derrames, ataques cardíacos e insuficiência renal.

Em contraste, a lipoproteína de alta densidade (HDL) ajuda a transportar o colesterol para longe das paredes dos vasos e ajuda a prevenir essas doenças.

Este artigo irá rever 10 maneiras naturais para aumentar o colesterol HDL “bom” e reduzir o colesterol LDL “ruim”.

O fígado produz tanto colesterol quanto o corpo precisa. Embala o colesterol com gordura em lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL).

Como VLDL fornece gordura para as células em todo o corpo, ele se transforma em LDL mais denso, ou lipoproteína de baixa densidade, que transporta o colesterol onde for necessário.

O fígado também libera lipoproteína de alta densidade (HDL), que leva o colesterol não utilizado de volta ao fígado. Esse processo é chamado de transporte reverso do colesterol e protege contra artérias obstruídas e outros tipos de doenças cardíacas.

Algumas lipoproteínas, especialmente LDL e VLDL, são propensas a danos por radicais livres em um processo chamado oxidação. O LDL oxidado e o VLDL são ainda mais prejudiciais à saúde do coração.

Embora as empresas de alimentos frequentemente divulguem produtos com baixo teor de colesterol, o colesterol na dieta só tem uma pequena influência na quantidade de colesterol no organismo.

Isso ocorre porque o fígado altera a quantidade de colesterol que ele faz dependendo de quanto você come. Quando seu corpo absorve mais colesterol de sua dieta, faz menos no fígado.

Por exemplo, um estudo randomizou 45 adultos para ingerirem mais colesterol na forma de dois ovos por dia. No final, aqueles que ingeriram mais colesterol não apresentaram maiores níveis de colesterol total ou alterações nas lipoproteínas, comparados àqueles que ingeriram menos colesterol.

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